segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

E foi assim.


Uma semana transformou-se em duas e, sem dar conta, já estou de regresso a Portugal esta noite.
Tive hoje o primeiro e último exame, mas vou ter mais dois para fazer em Lisboa. Depois, irei voltar com a minha família para visitarem a cidade e levar, na volta, as minhas coisas todas para casa.

Até jááá :)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sunshine.


Apesar das temperaturas negativas entre as 20h da noite e as 10h da manhã, o Sol voltou a Salamanca e espero que, desta vez, seja para ficar. Ainda que não possa andar por aí em grandes passeios por ter exames na semana que vem, sabe sempre bem abrir o estore de manhã e ter luz natural a entrar pela casa ainda adormecida. Dá de novo à cidade a sua cor dourada e torna tudo bem mais alegre nos dias que correm :)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Us.


Apesar das diferenças e das nossas personalidades chocarem constantemente, ao estarmos longe um do outro é que realmente entendo porque gosto tanto dele. Estando a uns quantos kilometros de distância, uma hora de diferença e vários dias sem vê-lo, apercebo-me melhor da falta que me faz. Todos os dias o sinto e percebo que o que mais nele me irritava é agora do que sinto mais saudades - daquele bom humor interminável ou do facto de ser tão descontraído... Foi preciso afastar-me para ter a certeza que o quero na minha vida sempre. Já não faz sentido que assim não seja. 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Update.

Depois de ter ido passar o sábado a Segóvia (uma cidade espanhola linda com um toque medieval, a cerca de três horas daqui), os dias que se seguem irão ser de estudo intensivo para os exames da próxima semana.


Depois, também, de tanta espera, vimos finalmente nevar em Salamanca!! Durou pouco mais de uma hora mas foi lindo lindo lindo :)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Note to self.

Por la mañana.


Pela segunda vez consecutiva e com quatro graus negativos e um nevoeiro cerrado, saí de casa cedo para mais uma caminhada à volta do rio. Não se via nada a mais de cinco metros e as folhas no chão, tal comos os ramos das árvores, pareciam cristalizadas. Apesar do frio siberiano, sabe mesmo bem sair logo pela manhã e não há melhor do que o duche quentinho no regresso a casa :)

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

De vuelta a Salamanca. #3

(pensamentos no combóio...)

Quando me sugeriram a ideia de fazer Erasmus, visto que este seria o meu último ano de licenciatura, receei pelas saudades que iria sentir da minha casa – da minha família, do meu namorado e dos meus amigos e da falta que estes me iriam fazer. Tive medo, é claro, também, que a distância ajudasse o esquecimento e que a minha relação com o Z. terminasse e temi que os meus amigos deixassem de sentir a minha falta. Por outro lado, o programa era (e é) uma experiência altamente recomendada que iria garantir-me um bónus no meu percurso académico (e, quem sabe, profissional), poria em prática uma língua que não a minha e iria, certamente, ganhar alguma independência ao estar a viver pela primeira vez fora da casa dos pais.
Assim, mesmo em cima da data limite, optei por ir estudar seis meses para Salamanca com a R. e a I. (confesso que escolhi esta cidade por ser perto de casa – assim haveria a possibilidade de fazer e fazerem-me visitas – e, além disso, por a faculdade ter aberto três vagas e assim poderíamos ir as três).
Os dias foram passando e, à medida que a data de partida se aproximava, comecei a ficar cada vez mais ansiosa e receosa e cheguei a hesitar. Nas duas semanas antes, porém, tive uma espécie de iluminação que me fez abrir os olhos e já não voltei atrás. A documentação necessária estava entregue e a casa que reserváramos pela internet aguardava a nossa chegada. Dia 22 de Setembro chegou, por fim.
Saí de casa, com a minha mãe, logo pela manhã. O carro estava cheio de malas até ao tecto, atestou-se o depósito, as últimas despedidas e partimos rumo à cidade espanhola que me iria acolher nos cinco meses seguintes. A viagem durou pouco mais de quatro horas, rapidíssimo. Enquanto fazíamos tempo até à chegada da R. e da I. (tínhamos combinado almoçar), resolvemos ir espreitar a nossa futura casa. Apanhámos um desgosto: apesar da vista para o rio e para a Catedral, o bairro em que estava era muito mal frequentado e a casa até grades tinha nas janelas. Decidimos que depois do almoço procuraríamos outra casa e assim fizemos, com enorme sucesso. Conseguimos uma casa bastante espaçosa, a dez minutos a pé do centro, com óptimo aspecto – interior e exterior. O preço era também bastante acessível, teríamos apenas de tratar da instalação da internet (o que acabou por demorar mais tempo do que nós esperávamos, pelo que, até irem lá a casa instalá-la, tivemos de ir vezes sem conta a cafés e à Telepizza para poder comunicar com os nossos queridos).
Os meses que se seguiram passaram a voar, entre aulas, passeios, sessões fotográficas, jantares e saídas à noite e agora, depois das férias de Natal, regresso a Salamanca para os exames finais e nem acredito que já passou todo este tempo! Estou satisfeita, contudo. Posso dizer que adorei a experiência e, principalmente, a cidade. Com umas cores lindas, segura e com muito movimento apesar da sua pequena dimensão. Aprendi receitas novas e deliciosas e tivemos óptimas conversas que nos permitiram conhecer melhor umas às outras. Fizemos ainda uns quantos amigos de outras partes da Europa e consigo ter uma conversa em espanhol.
Para este último mês planeei deitar-me mais cedo para aproveitar melhor os dias a fazer caminhadas pela manhã e estudar durante o resto do dia, já que o fim do semestre se aproxima e há ainda cadeiras por fazer. Em breve terei de voltar a Portugal para um outro exame e, se der, volto a Salamanca para mais uns passeios antes do regresso definitivo.

Até já,
C.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Novo ano.


Estou em Portugal desde o dia 22 de Dezembro e tenho passado dias excelentes com a melhor companhia. Apesar da crise que impera no país, posso dizer que tive um óptimo Natal junto da família e mais um fim de ano inesquecível com alguns dos meus amigos.
Hoje já é dia 2 de Janeiro de 2012 e está na altura de iniciar os estudos para os exames do final do mês e entregar os últimos trabalhos.
Para este novo ano desejo apenas que seja tão bom ou melhor que o anterior: com as mesmas pessoas, saúde e muita paz.