segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Soul.



Onde ir buscar motivação quando tudo na vida corre mal?

Eu já passei por uma fase muito negra. Várias coisas na minha vida estavam mal, entre um amor não-correspondido, más notas e um grupo de pessoas na minha equipa de volley que parecia não querer aceitar-me, sobrevivi ao que para mim foi o inferno na terra. Talvez para muitas pessoas isso não seja nada, sim, há problemas muito mais graves. Mas, para mim, aquela altura foi terrível. Tinha uns 16 anos acabados de fazer e aquele não foi propriamente o início do secundário que desejei. Para onde quer que eu fosse, uma tristeza enorme vinha sempre comigo. Era uma enorme e pesada nuvem negra constantemente sobre a minha cabeça. Pensei desistir de tudo, estava triste, magoada…comecei a pôr as culpas em mim.
Felizmente, tinha pessoas à minha volta que se preocupavam verdadeiramente comigo e foi com a ajuda delas que consegui levantar-me de novo, erguer a cabeça e seguir a minha vida.
Mais tarde, entrei para a faculdade e tirei um curso que pura e simplesmente detestei – também andei desmotivada durante os três anos da licenciatura, mas isso é outra história.

Quando vejo amigos meus desmotivados ou a passar por uma situação semelhante, lembro-me da minha história (nunca conseguimos realmente ter noção da dimensão da dor das pessoas, mas quando já nós próprios ultrapassámos um sentimento como esse, é mais fácil).
E penso sobretudo em duas coisas:
- O que a minha professora de educação física do 10º ano me disse quando eu estava nessa situação: “Os problemas de casa ficam em casa; os problemas da escola ficam na escola. Se pensares assim não carregas esse peso sempre contigo para onde quer que vás.” – e foi assim que pensei a partir daí, o que era problema de casa resolvia em casa e, da escola, na mesma.
- O passo seguinte é procurar alternativas ao que está mal na nossa vida e que originou a nossa depressão; nunca cruzar os braços.

Foi assim que consegui, foi assim que voltei a ganhar motivação para continuar com a minha vida, a sonhar novamente e a lutar para concretizar os meus sonhos. Não sou exemplo para ninguém, mas às vezes saber de outras histórias faz-nos reflectir um pouco sobre a nossa e, quem sabe, isso não irá ajudar… :)

Sem comentários:

Enviar um comentário