quarta-feira, 8 de maio de 2013

Hey, teacher (don't) leave them kids alone!



O que é que se passa com as crianças e adolescentes de hoje em dia?
O que é que se passa em casa e o que é que se passa nas escolas?
Os pais e professores já não são capazes de dar um ralhete de vez em quando?

Passo a explicar a minha inquietação:

Hoje em dia, cada vez que me deparo com um grupo de crianças e adolescentes (nem sempre, mas principalmente provenientes de escolas públicas), o que salta mais à vista é a má-educação e a falta de respeito pelos outros (e, se há coisa que detesto, é isso). 
Cada vez dou mais graças aos meus pais por me terem colocado num colégio aos cinco anos. Mais do que um colégio católico - para quem não sente qualquer simpatia pela religião católica, ou qualquer outra religião - era um sítio onde se ensinavam boas maneiras e boas acções. Sem querer dizer que as escolas públicas não transmitem esses valores (atenção, eu própria fiz o secundário numa escola do Estado e há muitos bons exemplos de pessoas que sempre estiveram nessas escolas), a verdade é que já vi cenas vergonhosas por parte dessas crianças.
Creio que o mal é a educação (ou falta dela) dos dias que correm. Entristece-me ver que é assim a próxima geração. E depois, "ai que eles são uns anjinhos", "ai que o professor levantou a voz ao meu menino"
Hey!!! Quando eu estava no 12º ano tive de ir a várias turmas da escola apresentar o meu projecto de AP e...fiquei chocada com as atitudes de muitas das criaturinhas. Mandar calar um professor?? Mandar um professor para a rua e para outros sítios que prefiro não dizer aqui?? Ao princípio tive pena da pobre alma que ali estava imóvel em frente ao quadro, mas depois pensei que se calhar a culpa também é dela (tenho tias professoras, sei que há crianças mesmo mal-educadas e que é difícil mudar-lhes o comportamento). Mas há que ter mão nas pestes!!
Benditas sejam as minhas queridas professoras do colégio, que não eram nenhumas ditadoras, mas que sabiam impor respeitinho nos mais irrequietos. E os meus queridos pais. Oxalá eu seja como eles quando tiver filhos... Deus me livre de criar mais umas bestinhas como muitas que andam por aí.

Sem comentários:

Enviar um comentário