segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A primeira receita do blog.


O Outono (que, ainda que não pareça, já chegou) dá-me para cozinhar uma das minhas sobremesas favoritas. Leva fruta e uma camada de bolacha crocante por cima. Conseguem adivinhar qual é?

Pois é, é crumble. Adoro a combinação da fruta ácida e mole com a crosta doce e amanteigada a desfazer-se (como o próprio nome, em inglês, indica). É sem dúvida um dos meus pratos preferidos. Quando estive em Londres a estudar era muito comum haver crumble na cantina, afinal, é um doce de origem britânica. Além de delicioso, é super rápido de fazer.

Ontem foi dia de almoço de família e pus mãos à obra, abrindo assim a época do crumble 2013. Fiz uma receita grande, de maçã e frutos vermelhos, para dar para todos - e sobrar ainda para comer depois com iogurte grego. Hmmm!!

Receita:
230g farinha + 100g de flocos de aveia
100g açúcar amarelo
170g manteiga
5 maçãs
1 pacote de mistura de frutos vermelhos congelados

Como fazer?
Com os dedos, mistura-se muito bem a farinha com a manteiga e os flocos de aveia até ficar uma espécie de areia. Junta-se o açúcar e envolve-se tudo novamente com as mãos.
Cortar as maçãs em finas fatias e dispor num pirex com os frutos vermelhos. Cobrir com a massa e levar ao forno durante cerca de trinta minutos.
Podem acompanhar com iogurte ou gelado de baunilha.
Espero que gostem :)



1 comentário: